Saúde Bucal

Uma semana sem escovar os dentes

Publicado em: 17/08/2016

Muito além de prevenir o mau hálito, escovar os dentes diariamente (no mínimo três vezes por dia) é essencial. A escovação é o meio mais eficaz de prevenir o acúmulo de bactérias nos dentes, que causam a placa bacteriana.

A placa é aquela camada amarelada e espessa que recobre o esmalte dental e vai corroendo-o, causando cáries e lesões na gengiva, a gengivite. Durante o nosso sono o cenário fica ainda pior, pois a produção da saliva diminui e o ambiente seco favorece a proliferação da placa, que se torna tártaro.

Mas vamos ao ponto. Sete dias sem escovar os dentes causa o quê, além do tártaro?

O acúmulo de placa bacteriana nos dentes e saburra lingual retém os restos de alimentos e se alimenta deles. Este processo causa o mau hálito, cáries e inflamações na gengiva.

Os pequenos sangramentos da gengivite abrem caminho na corrente sanguínea para as bactérias, ocasionando problemas cardiovasculares futuros.

Já as cáries, caso evoluam, podem comprometer a polpa do dente e resultar na perca do mesmo. A falta de um dente é muito sentida na arcada, comprometendo a estrutura dos dentes próximos e podendo causar alterações na mandíbula, como deslocamento dos dentes e disfunções na articulação temporomandibular.

A higiene precisa ser diária, evitando a proliferação e atuação das bactérias na boca, mantendo a sua saúde bucal em dia.

 

FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube


Sobre Nós

A click odontologia é especialista em odontologia, mas o nosso blog é especialista em saúde. Aqui você vai encontrar informações sobre tudo, desde dicas de dietas até como prevenir e o tratamento de determinadas doenças. Uma boca saudável é extremamente importante, mas um corpo saudável é mais ainda. Para isso que estamos aqui, te ajudar a manter a saúde em dia. Para cuidar dos dentes, conte com nossa clínica. Para cuidar da saúde, leia nosso blog.


Cadastre-se

Cadastre seu e-mail aqui e confira sempre nossas atualidades e novidades.