Saúde Bucal

Um sintoma chamado halitose.

Publicado em: 09/09/2016

Desagradável, a halitose, ou o mau hálito como é mais conhecido, é um problema que atrapalha a vida de qualquer pessoa.  Com causas diversas, o problema pode surgir pela manhã ou depois das refeições, mas também existem casos crônicos em que a pessoa se acostuma com o cheiro e nem sente o odor desagradável que sai de sua boca.

O cheiro ruim do mau hálito vem do ar que é expelido pelos pulmões. O problema não é uma doença, mas sim o sintoma e atinge mais comumente pessoas que sofrem de doenças como diabetes, distúrbios renais, prisão de ventre, doenças no fígado, deficiência de vitaminas A e D, estresse, gengivite e baixo fluxo salivar.  Causado por vários fatores, entre eles problemas bucais, fisiológicos e patológicos, o mau hálito tem algumas características que mostram o desencadeamento do problema, como: feridas cirúrgicas, cáries, doenças periodontais, falta de higiene oral, formação de saburra língua e de placas dentarias. Próteses mal adaptadas e restaurações defeituosas também podem agravar a situação.

O dentista é o profissional que pode diagnosticar a halitose e indicar se a causa do problema é bucal e iniciar o tratamento adequado; caso contrário, ele encaminha o paciente para um médico que poderá dizer se os sintomas tem relação com alguma doença pré existente.

Além da higiene bucal diária, com escovação cuidadosa dos dentes, o uso correto do fio dental e enxaguante bucal, a escovação da língua é extremamente importante para prevenir o mau cheiro na boca.

Outra dica para evitar esse problema constrangedor é fazer visitas periódicas ao dentista para realizar a remoção da placa bacteriana e o acumulo de tártaro.



FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube


Sobre Nós

A click odontologia é especialista em odontologia, mas o nosso blog é especialista em saúde. Aqui você vai encontrar informações sobre tudo, desde dicas de dietas até como prevenir e o tratamento de determinadas doenças. Uma boca saudável é extremamente importante, mas um corpo saudável é mais ainda. Para isso que estamos aqui, te ajudar a manter a saúde em dia. Para cuidar dos dentes, conte com nossa clínica. Para cuidar da saúde, leia nosso blog.


Cadastre-se

Cadastre seu e-mail aqui e confira sempre nossas atualidades e novidades.