Dicas de Saúde

Refrigerante faz mal para os dentes?

Publicado em: 19/09/2016

Consumido em grande escala pelo mundo todo, o refrigerante vem se apresentando como vilão para a saúde já a algum tempo.

É de senso comum que a bebida não seja lá muito saudável, mas ainda assim as pessoas continuam consumindo desenfreadamente sem pensar no que ele pode fazer no seu corpo.

Quando o conteúdo de apenas uma lata de refrigerante entra no organismo, é alcançada a quantia diária de açúcar recomendada e o pâncreas trabalha para liberar a quantidade de insulina suficiente para todo esse açúcar. O fígado se sobrecarrega e passa a transformar esse açúcar em gordura. A seguir a cafeína da bebida é absorvida, a pressão arterial aumenta, surge a necessidade de ir ao banheiro e adivinha só; você vai eliminar cálcio, magnésio e zinco, importantes nutrientes que deixaram de ser absorvidos nesse processo.

Se o refrigerante faz mal para todo o funcionamento do organismo, para os dentes não poderia ser diferente. Os ácidos do açúcar presentes na bebida corroem o esmalte dos dentes e facilitam a formação de cáries. O ácido cítrico está presente em todas as versões da bebida, incluindo as dietéticas e as de baixas calorias.

Além dos malefícios aqui mostrados, o refrigerante também pode causar diabetes tipo 2, osteoporose, ataques cardíacos, síndrome metabólica e doença hepática gordurosa.

Portanto é recomendável evitar o consumo até eliminá-lo totalmente da dieta. Para substituir o refrigerante existem outras bebidas sem ácidos e mais saudáveis. E caso não consiga evitar o consumo, fazer bochechos com água após ingeri-lo pode ajudar, já que reduz o contato dos dentes com os ácidos.



FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube


Sobre Nós

A click odontologia é especialista em odontologia, mas o nosso blog é especialista em saúde. Aqui você vai encontrar informações sobre tudo, desde dicas de dietas até como prevenir e o tratamento de determinadas doenças. Uma boca saudável é extremamente importante, mas um corpo saudável é mais ainda. Para isso que estamos aqui, te ajudar a manter a saúde em dia. Para cuidar dos dentes, conte com nossa clínica. Para cuidar da saúde, leia nosso blog.


Cadastre-se

Cadastre seu e-mail aqui e confira sempre nossas atualidades e novidades.