Saúde Bucal

Prevenir cáries na infância

Publicado em: 25/07/2016

Um dos grandes problemas durante a infância é, com certeza, combater as cáries. Capazes de causar destruição dos nervos internos dos dentes, de toda a coroa dentária e serem responsáveis por dores intensas, as cáries são um mal comum na sociedade. Estima-se que mais de 85% dos brasileiros possuam alguma cárie e que todos terão cárie pelo menos uma vez na vida, mas como prevenir que as crianças desenvolvam esse problema?

Basicamente, do mesmo modo que prevenimos cáries nos adultos, mas com algumas adaptações.

A cárie começa a se desenvolver por ação de bactérias que atuam na fermentação de alimentos, transformando-os em ácidos que causam a corrosão dos dentes, gerando cáries.

É comum que os bebês e crianças adormeçam após tomarem mamadeira ou fazerem alguma refeição, principalmente à noite. Aí que está o problema, já que a higiene é deixada de lado e as bactérias começam a atuar na transformação dos restos de alimentos, principalmente açúcares, em ácidos corrosivos.

Além da perca dos dentes, as cáries podem causar dificuldades no desenvolvimento da fala, dentes permanentes tortos, fortes dores e baixa autoestima.


Para prevenir o surgimento de cáries na infância evite deixar que a criança caia no sono antes de realizar a higiene, não tome como hábito amamentá-la ou dar mamadeira na cama e ofereça menos açúcares possíveis na sua dieta. Estimular a sua higiene bucal promove a prevenção contra as cáries.


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube


Sobre Nós

A click odontologia é especialista em odontologia, mas o nosso blog é especialista em saúde. Aqui você vai encontrar informações sobre tudo, desde dicas de dietas até como prevenir e o tratamento de determinadas doenças. Uma boca saudável é extremamente importante, mas um corpo saudável é mais ainda. Para isso que estamos aqui, te ajudar a manter a saúde em dia. Para cuidar dos dentes, conte com nossa clínica. Para cuidar da saúde, leia nosso blog.


Cadastre-se

Cadastre seu e-mail aqui e confira sempre nossas atualidades e novidades.