Saúde Bucal

Por que o siso demora para nascer?

Publicado em: 11/05/2016

O dente do siso, conhecido também como dente do juízo, nasce muito depois de outros dentes. É por isso, inclusive, que é chamado de dente do juízo, pois nasce em uma idade avançada, supostamente junto com sensos de responsabilidade da pessoa, como o primeiro emprego.

Mas essa demora tem um motivo. O siso precisa de espaço para nascer. Ele começa a se desenvolver por volta dos cinco anos de idade, próximo da idade de formação dos demais dentes permanentes. Mas ele só vai nascer a partir dos 15 anos, pois a boca de uma criança não comportaria a quantidade de dentes que um adulto têm.

O problema acontece quando o espaço destinado ao siso é preenchido pelos outros dentes. Este é um processo comum, que também pode ser relacionado à uma má formação da arcada, com um reduzido espaço na mandíbula ou maxilar.

Mesmo sem espaço, os sisos forçam seu nascimento, causando inflamações e dores, necessitando serem arrancados. Antigamente nossos hábitos alimentares eram muito diferentes, geralmente ocasionando perca de molares ainda na fase de crescimento. Por isso o siso se desenvolve tardiamente, como uma espécie de substituto para dentes perdidos.


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube


Sobre Nós

A click odontologia é especialista em odontologia, mas o nosso blog é especialista em saúde. Aqui você vai encontrar informações sobre tudo, desde dicas de dietas até como prevenir e o tratamento de determinadas doenças. Uma boca saudável é extremamente importante, mas um corpo saudável é mais ainda. Para isso que estamos aqui, te ajudar a manter a saúde em dia. Para cuidar dos dentes, conte com nossa clínica. Para cuidar da saúde, leia nosso blog.


Cadastre-se

Cadastre seu e-mail aqui e confira sempre nossas atualidades e novidades.