Saúde Bucal

O que é Periodontite?

Publicado em: 17/02/2016

Uma das mais conhecidas doenças que afetam a saúde bucal é a Gengivite. Uma inflamação da gengiva que pode comprometer os dentes. Se desenvolve através da placa bacteriana, uma fina película que adere à superfície dos dentes e deposita-se no sulco gengival, sempre que a higiene da boca é realizada de forma inadequada. Os sintomas da gengivite incluem aumento da sensibilidade da gengiva, além de vermelhidão e leve inchaço. É comum que sangre durante a escovação. Além disso, pode ocorrer a retração da gengiva, dando aos dentes uma aparência alongada. Por fim, pode ocasionar também mau hálito e sensação de gosto ruim na boca.

O que pouca gente sabe é que, se não tratada, a gengivite pode evoluir para uma Periodontite, ou doença periodontal. Sendo assim, a periodontite é um agravante da gengivite, com sintomas mais incômodos e de tratamento mais complicado. Nesse estágio, a inflamação passa a comprometer todos os tecidos que envolvem o dente (periodonto), incluindo ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes. Perdendo seus alicerces de sustentação, os dentes podem ficar frouxos e, consequentemente, acabarem caindo.

A evolução da doença acontece da seguinte maneira: a placa bacteriana e o tártaro se acumulam na base dos dentes, e a inflamação causa o desenvolvimento de uma bolsa (bolsa periodontal) entre as gengivas e os dentes. Dessa maneira, com uma presença massiva de bactérias, pode ocorrer perda óssea

Além da má higiene bucal e gengivite presente, as razões que contribuem para a periodontite incluem o fumo, diabetes, idade avançada, baixa imunidade, má nutrição, alterações hormonais relacionadas à gravidez ou menopausa, abuso de álcool ou drogas, problemas dentários estruturais e predisposição genética.

Em relação ao tratamento, o objetivo é reduzir a inflamação e as bolsas (se presentes). É necessário fazer uma limpeza cuidadosa dos dentes. Manter uma higiene oral caseira detalhada e minuciosa também é importante. É recomendável aos pacientes com periodontite que realizem limpeza profissional. Ainda há a opção de indicação de medicamentos próprios para tratamento da doença periodontal e, em últimos casos, cirurgia.

Se, após essa leitura, você suspeita ter contraído gengivite ou periodontite, entre imediatamente em contato com a Click Odontologia Avançada e agende uma consulta para confirmar, ou não, suas suspeitas. Estaremos no aguardo.


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube


Sobre Nós

A click odontologia é especialista em odontologia, mas o nosso blog é especialista em saúde. Aqui você vai encontrar informações sobre tudo, desde dicas de dietas até como prevenir e o tratamento de determinadas doenças. Uma boca saudável é extremamente importante, mas um corpo saudável é mais ainda. Para isso que estamos aqui, te ajudar a manter a saúde em dia. Para cuidar dos dentes, conte com nossa clínica. Para cuidar da saúde, leia nosso blog.


Cadastre-se

Cadastre seu e-mail aqui e confira sempre nossas atualidades e novidades.