Dicas de Saúde

Malditas aftas!

Publicado em: 15/02/2016

Que atire a primeira pedra quem nunca teve uma afta! Muitas vezes, o incômodo gerado por elas chega a ser surpreendente se comparado ao tamanho da lesão. Como algo tão pequeno e superficial pode arder tanto? 

Com aproximadamente 1cm de diâmetro, as aftas são pequenas úlceras rosadas que surgem na cavidade oral, comuns na mucosa, gengivas ou embaixo da língua. São ovais, normalmente brancas, ocasionalmente amareladas, e com as bordas vermelhas. Um leve toque com a língua pode resultar numa dor ou ardência agoniante. Também pode sangrar, ocasionar perda parcial do paladar e ressecamento na região lateral da boca. Em casos mais raros, pode apresentar sintomas como aumento dos linfonodos, febre e indisposição.

As causas do aparecimento de aftas são inconclusivas. Pode ser ocasionada por um fator isolado ou a combinação de vários. Alguns deles são: estresse emocional, deficiência de ferro, vitamina B12 e ácido fólico na dieta, mudanças hormonais, período menstrual, imunidade baixa, diabetes, anemia, próteses bucais, certos tipos de medicamentos, boca seca, fumo e histórico familiar. Ufa! Como pudemos observar, as causas da afta não poderiam ser mais inconclusivas.

Embora sejam incômodas, as aftas não necessitam de um tratamento, pois somem espontaneamente em até duas semanas. Porém, se a agonia for demais, existem opções para acelerar o processo de cura. Bochechos com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, além de pomadas de aplicação oral, são recomendados. Evitar alimentos ácidos ou condimentados também é uma indicação a ser considerada. Por fim, obviamente, escovar os dentes suavemente, para evitar de intensificar a lesão.



FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube


Sobre Nós

A click odontologia é especialista em odontologia, mas o nosso blog é especialista em saúde. Aqui você vai encontrar informações sobre tudo, desde dicas de dietas até como prevenir e o tratamento de determinadas doenças. Uma boca saudável é extremamente importante, mas um corpo saudável é mais ainda. Para isso que estamos aqui, te ajudar a manter a saúde em dia. Para cuidar dos dentes, conte com nossa clínica. Para cuidar da saúde, leia nosso blog.


Cadastre-se

Cadastre seu e-mail aqui e confira sempre nossas atualidades e novidades.