Dicas de Saúde

Influência das bebidas na saúde

Publicado em: 11/07/2016

O consumo de bebidas vai muito além das alcoólicas, nosso primeiro pensamento quando falamos sobre bebidas. Para saber mais sobre os benefícios e malefícios do que colocamos no nosso copo precisamos explorar todos os tipos.


  • Começando pelo básico, a água. Essencial para um corpo composto por 60% de água, esse líquido deve ser abundante na nossa rotina. O recomendado é que sejam consumidos 2 litros diários, mas atendendo à sua dieta, existe uma relação direta entre o consumo de água e de calorias, que devem ser correlacionados. A água hidrata a pele e os tecidos, porém água demais dilui o sódio no organismo, causando perca nos impulsos elétricos, ocasionando em dores de cabeça, desorientação e até paradas respiratórias.
  • Os sucos naturais são extremamente benéficos por possuírem os nutrientes de cada fruta. E é exatamente por isso que fica difícil enumerar os benefícios, já que eles estão relacionados às propriedades de cada fruta. Em um modo geral, os sucos reduzem a pressão arterial e melhoram o desempenho cardiovascular, além de controlar a temperatura corporal. Porém, a fruta também possui um açúcar natural, chamado frutose. Diferente da glicose, a frutose é processada no fígado, assim como o álcool. O trabalho hepático do fígado para processar frutose demasiadamente pode causar esteatose hepática, hepatite, cirrose, além de obesidade, diabetes e hipertensão arterial por excesso de açúcar, ainda que seja natural.
  • Já os sucos industriais possuem muito poucos benefícios. Apesar de poderem ser feitos com água ou leite, eles carregam açúcares em 70% de sua composição, chegando a somar 20 gramas de açúcar em um copo de suco, o equivalente a duas colheres de sopa cheias. 20% de sua composição é formada por conservantes e corantes artificiais, como o Caramelo IV, supostamente cancerígeno. Apenas 1% da sua composição é polpa de fruta e os minerais e vitaminas encontrados na sua composição são artificiais. Alguns sucos em pó também contém dióxido de titânio, utilizado em pinturas.
  • Quando falamos em refrigerante, é unânime o conhecimento de seus baixos valores nutricionais e elevados níveis calóricos. Alguns tipos possuem nutrientes sintéticos, mas os níveis de açúcar fazem muito mal ao corpo. Consumido em baixas quantidades ele não chega a fazer mal, mas com um pouco de exagero ele pode ser um grande vilão. Seus açúcares estimulam o desenvolvimento de cáries, elevam os níveis de glicose no organismo e promovem o desenvolvimento de doenças relacionadas à obesidade, como diabetes e pressão alta. O refrigerante também causa dificuldade na absorção de cálcio, causando osteoporose e enfraquecimento dental.
  • Existem diversos tipos de bebidas alcoólicas. Do champanhe ao uísque, passando pela cachaça e cerveja. O champanhe ajuda no controle da pressão arterial, assim como o vinho faz bem para a saúde do sistema cardiovascular. Além disso, as mulheres têm um motivo a mais, beber regularmente (e com moderação) ajuda a prevenir ataques do coração e promove um envelhecimento saudável (você pode ver mais clicando aqui). Porém, o consumo de álcool está relacionado à insônia, aumenta as chances de câncer de mama (em mulheres com histórico familiar), é diurético, estimulando a desidratação e perca de nutrientes do corpo, como sódio. Além disso, os problemas mais graves relacionados ao consumo excessivo de álcool são conhecidos, como dependência, riscos de câncer, diabetes, inflamações gástricas, problemas no fígado e mortes (mortes relacionadas direta [overdose, cirrose] ou indiretamente [acidentes de trânsito, homicídio]).

Com moderação, todos os tipos de bebidas podem ser consumidas, mas a medida que o exagero começa a se tornar hábito os problemas surgem. Consulte sempre seu médico ou nutricionista e converse sobre seus hábitos.



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