Saúde Bucal

Importância de limpar a língua

Publicado em: 08/08/2016

 Natural, desenvolver a saburra lingual é um processo comum e diário de todos. A saburra, aquele acúmulo amarelado no topo da língua consiste em células desprendidas da boca, saliva, bactérias e restos de alimentos.

O grande problema é o acúmulo de saburra, com dias, semanas, em certos casos até meses de matéria orgânica acumulada no interior da sua boca. A consequência principal? O mau hálito. Estima-se que a língua é responsável pela maioria dos casos de halitose, justamente pela saburra lingual.

As bactérias contidas na saburra se alimentam das proteínas dos restos de alimentos, esse processo de alimentação causa a liberação de enxofre em forma de compostos gasosos. Estes gases são os responsáveis pelo mau hálito.

Para a limpeza, escovas dentais podem não ser suficientes, o ideal é que sejam utilizados limpadores próprios para a língua, e diariamente. Na maioria dos casos uma vez por dia é suficiente, mas há situações em que ocorre demasiada morte celular no interior da boca ou má qualidade na produção de saliva, afetando diretamente a saúde lingual e o paciente pode sentir a necessidade de remover a saburra mais de uma vez por dia. Nestes casos o dentista deve ser consultado.

Além da higiene direta, recomendamos que beba as quantidades mínimas recomendadas de água por dia, evite alimentos muito pastosos, tenha uma dieta rica em vitamina D (incluindo banhos de Sol) para melhorar a saúde das células e realize consultas regulares ao dentista.









FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube


Sobre Nós

A click odontologia é especialista em odontologia, mas o nosso blog é especialista em saúde. Aqui você vai encontrar informações sobre tudo, desde dicas de dietas até como prevenir e o tratamento de determinadas doenças. Uma boca saudável é extremamente importante, mas um corpo saudável é mais ainda. Para isso que estamos aqui, te ajudar a manter a saúde em dia. Para cuidar dos dentes, conte com nossa clínica. Para cuidar da saúde, leia nosso blog.


Cadastre-se

Cadastre seu e-mail aqui e confira sempre nossas atualidades e novidades.