Click Odontologia

Creme dental: conheça a sua história

Publicado em: 27/09/2017

Todo o dia colocamos ela na boca, mas quase ninguém sabe realmente do que que ela é feita. A pasta de dente é um dos artigos de higiene que mais usamos e que menos sabemos sobre. Além de ser extremamente importante para a estética e boa saúde do nosso sorriso, o creme dental tem história.

            Para ser mais exato, existem relatos de utilização de pós para higienização dos dentes desde o Egito Antigo! Só que a pasta que era utilizada pelos filhos do Nilo há 2,5 mil anos atrás era feita de uma forma mais simples (e desagradável) que a nossa: a mistura abrasiva era feita de cinzas de casco de boi, cascas de ovo carbonizadas e pedra-pomes em pó. Além de ser um pouco nojenta, a mistura era abrasiva demais, fazendo mais mal para os dentes do que bem, porque desgastava o esmalte dos dentes, deixando-os mais fracos e propensos a cáries.

            Embora essa realidade pareça estar muito distante de nós, foi apenas no final do século XIX que algumas pastas parecidas com a que usamos hoje em dia foram inventadas. A mistura pastosa de água oxigenada com bicarbonato de sódio era amplamente utilizada pela população europeia e norte americana. Foi só após a Primeira Guerra Mundial, no entanto, que a pasta de dente contemporânea (e entubada) foi inventada.

            Hoje em dia, todas as pastas de dente são feitas com dezenas de compostos diferentes e de formas diversas, mas todas tem os mesmos grupos de ingredientes básicos: abrasivos, fluoretos e surfactantes.

Os abrasivos são pequenos cristais que literalmente raspam os dentes para que as placas de bactérias sejam removidas. Caso a pasta tenha abrasivos demais, eles podem remover o esmalte do dente junto.

Os fluoretos são compostos com base de flúor que servem para mineralizar o esmalte dos dentes, fortalecendo-os e prevenindo doenças como a cárie e a gengivite.

Já os surfactantes servem para que a pasta de dente faça a espuma, que serve para tornar a mistura mais macia e menos abrasiva, além de distribuir os compostos do creme mais uniformemente nos dentes.


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube


Sobre Nós

A click odontologia é especialista em odontologia, mas o nosso blog é especialista em saúde. Aqui você vai encontrar informações sobre tudo, desde dicas de dietas até como prevenir e o tratamento de determinadas doenças. Uma boca saudável é extremamente importante, mas um corpo saudável é mais ainda. Para isso que estamos aqui, te ajudar a manter a saúde em dia. Para cuidar dos dentes, conte com nossa clínica. Para cuidar da saúde, leia nosso blog.


Cadastre-se

Cadastre seu e-mail aqui e confira sempre nossas atualidades e novidades.