Saúde Bucal

Conheça o daltonismo

Publicado em: 29/06/2016

O que você sabe sobre o daltonismo? Uma anomalia no cromossomo X é a causa do daltonismo, gerando uma dificuldade em distinguir algumas cores. Isso porque há uma deficiência na produção de cones, células presentes na retina e receptoras de impulsos luminosos.

Existem três tipos de cones, consequentemente a falta deles gera três tipos de daltonismo, para diferentes níveis de cor. 

  1. O primeiro tipo é a monocromacia, causando uma visão em preto e branco, com variações na percepção do cinza.
  2. O segundo tipo é a dicromacia, causando falha na percepção de um ou mais dos três principais tons: azul, vermelho e amarelo. Dependendo do tipo, o portador definitivamente não enxergará essa cor.
  3. Já o terceiro tipo, tricomacia, ocorre uma mutação nos pigmentos dos cones, causando dificuldade em perceber o vermelho, o verde ou tons azul-amarelados, nos tipos protanomalia, deuteronomalia e tritanomalia, respectivamente.

A condição de daltonismo é mais comum nos homens, sendo uma herança genética perceptível na fase de desenvolvimento da criança. Existem práticas que diminuem seu efeito, apesar de não haver cura conhecida.

Existe um teste simples capaz de descobrir portadores de um ou mais tipos de daltonismo, chamado Teste de Ishihara. São 38 placas com pontos coloridos e desenhos, alguns destes não perceptíveis para certos daltônicos.


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube


Sobre Nós

A click odontologia é especialista em odontologia, mas o nosso blog é especialista em saúde. Aqui você vai encontrar informações sobre tudo, desde dicas de dietas até como prevenir e o tratamento de determinadas doenças. Uma boca saudável é extremamente importante, mas um corpo saudável é mais ainda. Para isso que estamos aqui, te ajudar a manter a saúde em dia. Para cuidar dos dentes, conte com nossa clínica. Para cuidar da saúde, leia nosso blog.


Cadastre-se

Cadastre seu e-mail aqui e confira sempre nossas atualidades e novidades.