Curiosidades

Cinco motivos para dormir bem

Publicado em: 18/04/2016

Muitos motivos podem nos levar a perder algumas horas de sono. Estresse, compromissos e até mesmo lazer nos roubam algum tempo de descanso, mas isso nos fará falta no dia seguinte.

Apesar de o recomendável ser entre seis e oito horas, dormir mal por uma noite não chega a fazer mal no dia seguinte, além da indisposição. Mas o contrário, dormir bem, pode lhe render bons frutos. Confira:

  1.  Esteticamente, uma boa noite de sono pode ser dos melhores remédios. Isso porque, neste período é liberado pelo organismo um hormônio chamado melatonina, que tem ação contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento. Também renova as células mortas da pele e repara os estragos causados pelo dia-a-dia - efeitos do sol, vento e poluição.
  2. Também produzimos leptina durante o sono. Esse hormônio tem ação direta no controle da saciedade. Ou seja, se você dormir mal, terá pouca leptina no organismo e terá mais dificuldade em se sentir satisfeito, se alimentando desnecessariamente. Isso geralmente causa acúmulo de calorias e gordura. Segundo a Universidade de Chicago, pessoas que dormem pouco têm uma deficiência na queima de gordura de 45%.
  3. Além de eliminar olheiras e bolsas, os olhos se recuperam do esforço diário e do impacto causado pela luz na retina ao dormir. Isso porque o olho repousa sobre um fundo de rodopsina, um pigmento sensível à luz que se regenera enquanto dormimos.
  4. Estudos comprovaram que, durante o sono, mantemos bons níveis de pressão arterial, reduzimos o estresse e a produção de adrenalina cai. Caso o contrário ocorra, a insônia virá com produção aumentada de adrenalina, estresse e atividade arterial elevada, podendo causar hipertensão. Além disso, uma noite mal dormida aumenta a resistência insulínica nos diabéticos, dificultando o tratamento.
  5. Durante 25 anos, médicos e pesquisadores desenvolveram um estudo com 470 mil pessoas a fim de constatar uma coisa: a influência do sono em problemas cardíacos. O veredicto foi que, junto com más noites de sono, vêm um desequilíbrio hormonal e na produção de determinadas substâncias no nosso corpo, isso causa um aumento nas chances de desenvolver colesterol alto, doenças cardiovasculares e derrames cerebrais.

Dormir bem é mais importante do que você imagina.


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube


Sobre Nós

A click odontologia é especialista em odontologia, mas o nosso blog é especialista em saúde. Aqui você vai encontrar informações sobre tudo, desde dicas de dietas até como prevenir e o tratamento de determinadas doenças. Uma boca saudável é extremamente importante, mas um corpo saudável é mais ainda. Para isso que estamos aqui, te ajudar a manter a saúde em dia. Para cuidar dos dentes, conte com nossa clínica. Para cuidar da saúde, leia nosso blog.


Cadastre-se

Cadastre seu e-mail aqui e confira sempre nossas atualidades e novidades.